Há uma configuração oculta que torna as pesquisas mais precisas.
O Google piorou em nos mostrar resultados de pesquisa úteis, e sei que não sou o único que percebeu . Por exemplo, pesquisei uma postagem do Lifehacker que incluía a palavra kelvin, que não é exatamente um termo comum. Em vez de abrir os poucos artigos que a mencionavam (incluindo a coluna Connections que eu estava procurando), o Google decidiu que eu ficaria feliz em ver resultados incluindo “K”, a abreviação científica para a unidade de temperatura. E então me deu uma página de resultados cheia de artigos sobre como economizar dinheiro em uma conta 401(k).Esses resultados de pesquisa fora do alvo estão se tornando cada vez mais comuns, e só podemos colocar parte da culpa nos resultados que estão abarrotados de lixo gerado por IA e iscas de SEO geradas por humanos. Não tenho uma solução para o que as pessoas (e bots) estão escrevendo, nem posso acessar o algoritmo de classificação do Google e embaralhar as páginas. Mas posso dizer como fazer o Google realmente pesquisar o que você digitou.
Antes de chegar a essa configuração secreta, no entanto, há algumas outras coisas importantes que você pode querer saber. Primeiro, o Google não é o único mecanismo de busca que existe, e outros como DuckDuckGo e Kagi podem ser melhores em dar a você o que você realmente está procurando. E se as visões gerais equivocadas de IA do Google são a principal coisa que está entre você e os resultados de pesquisa que você quer, temos um hack para desligá-las .
Como fazer o Google pesquisar a palavra que você deseja, não sinônimos
Aqui está a razão pela qual isso acontece em primeiro lugar: o Google tenta ser útil ao pesquisar palavras que sejam semelhantes às que você está pesquisando (e, mais cinicamente, eles podem tentar ser úteis aos anunciantes ao canalizar seus interesses para coisas que os anunciantes querem vender a você). Muitas vezes isso é útil; por exemplo, uma pesquisa pelo plural “running shoes” também mostrará páginas que nomeiam um “running shoe” no singular.
Ultimamente, esses ajustes parecem ter se tornado muito mais amplos, nos dando buscas fora do alvo como a que mencionei acima, onde estou procurando uma unidade de temperatura e recebo conselhos sobre fundos de aposentadoria. Costumava haver uma solução fácil: você colocava sua palavra entre aspas. Isso tem sido menos confiável ultimamente (embora às vezes pareça ainda funcionar).
Insira a opção verbatim . Isso não é novo, mas se tornou ainda mais importante recentemente, dados os ajustes cada vez mais amplos que o Google faz em nossas consultas de pesquisa.
Como ativar o modo verbatim nas pesquisas do Google
Na página de resultados da pesquisa, procure um menu que diz Ferramentas . Pode estar no lado direito da tela.
- No desktop, olhe no lado direito da página, à direita de quaisquer botões que sugiram pesquisas relacionadas ou diferentes categorias de pesquisa (imagens, compras, etc.).
- No celular, abaixo da caixa de pesquisa, você verá as categorias “imagens, compras…”. Coloque o dedo nessas palavras e deslize para a esquerda; no final da linha, na extrema direita, você verá Ferramentas de pesquisa .
- Após tocar em Ferramentas ou Ferramentas de pesquisa, você verá um menu suspenso chamado Todos os resultados . Clique ou toque nele e você verá a opção Verbatim .
O recurso Verbatim em Ferramentas é a chave para pesquisar as palavras que você realmente digitou. Não podemos prometer nada sobre a qualidade das páginas que você acessará, mas pelo menos você terá uma seleção mais direcionada.
Leave a Reply